imagem

  O uso de emuladores para jogar clássicos e outros títulos que não estão mais disponíveis por aí é uma prática comum - e, na maioria, das vezes ilegal - na comunidade gamer. Porém, isso está mudando e é provável que tenhamos emulação comercial em breve, com a possibilidade de se encontrar o catálogo recente do PlayStation 3 e do Xbox 360 em PCs. A projeção é feita pelo site Kotaku. 
  Atualmente, muita gente usa os emuladores para matar a saudade de games do Atari, do Nintentindo ou do Mega Drive, de títulos de arcades no MAME e até mesmo de consoles de gerações recentes, como o PlayStation 2 e o Xbox. Pouca coisa é oficial e, quando isso acontece, é preciso comprar o jogo e rodar no PC como se fosse na própria máquina original. 
  Com a notícia recente de que a Sony pretende disponibilizar os títulos do PS1, PS2 e PS3 via nuvem digital, o cenário dos emuladores está se alterando. Inicialmente, a empresa japonesa encontrou nessa manobra a solução para o problema de retrocompatibilidade no PlayStation 4. Só que também abriu um precedente para que outras empresas pensem em serviços semelhantes. 
  É o que está acontecendo neste exato momento. Equipes de programadores e hackers já estão trabalhando em um modelo de emulação bem fiel aos jogos de PS3 e Xbox 360, especialmente porque os PC mais poderosos conseguem trazer experiências bem semelhantes às originais, tanto em vídeo, áudio e jogabilidade. 
Ainda não há uma previsão exata de lançamento de produtos oficiais (e não-oficiais, o que aconteceria de alguma forma em breve) para emulação do PS3 e Xbox 360, mas alguns testes já estão sendo realizados. A expectativa, no entanto, é que em breve seja possível jogar God of War 3 ou Red Dead Redemption em um PC.